Mobiliário urbano: um diferencial no seu bairro

Já sabemos que para sair do papel, um loteamento sério, que segue normas e leis, precisa de amplo planejamento e muita responsabilidade em cada uma das suas etapas. Mas, em paralelo às questões burocráticas e de execução, existe um fator também muito importante: o bom gosto! Sim, unir na criação de um loteamento a segurança da obra com elegância faz toda a diferença sempre.

Entre os desafios dessa etapa estão os mobiliários urbanos, aqueles equipamentos e objetos distribuídos ao longo do loteamento para uso público, atraindo as pessoas também para viver a rua. Lixeiras, bancos, postes, parqueamento de bicicletas, academia ao ar livre e floreiras são alguns dos exemplos.

“Trabalhar com bom gosto nessa etapa é necessário, pois assim criamos uma identidade para o lugar e promovemos ambientes harmônicos para uso entre vizinhos”, reforça o empresário Atílio Borges, proprietário da BRG Empreendimentos Imobiliários.

Mobiliários urbanos têm ganhado destaque na arquitetura e urbanismo nas últimas décadas. Além do conforto visual, essas peças trazem especialmente segurança e funcionalidade. A ideia é sempre usar matérias-primas de qualidade, como aço, inox ou plástico resistente, para valorizar espaços com o mínimo de manutenção a longo prazo.

O design dos mobiliários deve também levar em conta o ambiente cultural e social onde eles serão instalados, favorecendo um acolhimento ainda maior para cada tipo de comunidade. “Identificamos essa necessidade através de um estudo do contexto urbano, levando em conta a história de cada lugar. Afinal, não é possível desenhar o futuro sem ter antes aprendido com o passado”, finaliza o empresário.