A possibilidade de enchente é uma das preocupações permanentes de moradores e empresários do Vale do Itajaí em épocas chuvosas. Por isso, esse assunto é levado à sério entre profissionais da Defesa Civil, engenheiros e gestores públicos.
Na BRG não é diferente: entregamos loteamentos com maior nível de segurança possível contra o fluxo excessivo das águas, sempre sob olhar atento dos órgãos responsáveis. “O bom planejamento de um loteamento em relação às enchentes começa entendendo as cotas de cada uma das regiões, projetando corte e aterro do terreno e ainda com a execução de um sistema de drenagem que atenda a um grande volume de chuva”, reforça o proprietário da BRG, Atílio Borges.
A drenagem é, portanto, um dos “corações” da obra. Embora essa não seja uma etapa percebida visualmente quando se olha para um terreno, trata-se de uma medida decisiva para o sucesso de todo o empreendimento. Na prática, a rede de drenagem faz a captação, direcionamento e escoamento das águas da chuva. “Uma drenagem mal feita pode trazer graves consequências, como desabamento de casas, curtos circuitos e sérios alagamentos”, completa Borges.
Existem vários tipos de drenagem. A mais eficiente delas é a subterrânea, aquela que remove o excesso de água até uma profundidade determinada, pois utiliza o sistema de tubos enterrados (rede planejada). “Os loteamentos da BRG são projetados com esse tipo de drenagem que, além de mais segura, não ocupa muita área útil, evita empoçamentos e não interfere na harmonia visual do empreendimento”, finaliza o empresário.